terça-feira, 13 de maio de 2008

Onde foi parar o 4° período de jornalismo?

No período de dezembro a março, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) tem uma das mais prolongadas férias do país. No fim desses quase intermináveis três meses, os estudantes voltam com muita vontade de assistir aula, fazer trabalhos, tentar aprender um pouco mais, enfim. Mas logo no início surge um, dois, três dias de paralisação e um fato indesejável aparece: a greve. No último dia 09, fez um mês que os professores reivindicam reajustes salariais e melhora na qualidade do ensino da instituição. Concordo plenamente com as reivindicaçõs dos professores, já que o salário que eles ganham não serve realmente pra muita coisa (mal de quem é professor no Brasil de forma geral) mas devo lembrar algumas coisas interessantes como aluno de jornalismo:
1 - Não tem graça contar nos dedos quantos professores do curso de jornalismo possuem mestrado, já que são tão poucos. Citando-os: Daniel Solon já fez, Sonia Mariah, está fazendo, Orlando Berti também está fazendo...quem estuda comigo se lembra de mais algum?
2 - Não sei se o fato da maioria ser substituto ou não ter mestrado garante um bom desenvolvimento em sala de aula, pois tive uma má sorte nesses três blocos que já fiz, mas vou obviamente explicar o porquê disso. No primeiro período tinhamos uma professora que lecionou história da comunicação e no meio da aula disse que odiava história (nunca vou esquecer desse fato em toda minha vida). No segundo período, a professora de "informática aplicada à comunicação" fez uma prova que na primeira pergunta dizia: O que é computador? E no terceiro período meu professor de "introdução à fotografia"...melhor nem comentar alguns dos fatos tristes, mas só pra não deixar em branco: ele simplesmente leu o manual da máquina digital numa aula quase toda(será se tenho cara de idiota?)
Um melhor salário é justo, mas deveria ser acopanhado por professores melhores, que soubessem dá uma aula 100% decente, trazendo estímulo para todos. Este está sendo o tão sonhado quarto período que tinha tuda pra ser perfeito, já que teríamos muitas discipinas práticas e nossos professores no primeiro mês mostraram-se muito preocupados (pelo menos a maioria). Sinto falta nessas horas de estudar numa faculdade privada, onde a qualidade é existente em muitos sentidos. Torço para que as aulas voltem logo, mas queria que com elas viessem uma nova manda de professores, pois a maioria não sabe realmente o que está fazendo ali ou pensam que sabem. Torço que o ensino público brasileiro melhore e que o tão sonhado quarto período não derrape totalmente. E já penso o que poderá vir no quinto, já que é o bolco de disciplinas muito especiais como as de rádio, só falta agora cair um raio na rádio da Uespi e queimar tudo, pois não sei mais o que pode acontecer por lá...