sábado, 18 de junho de 2011

Revista Nova Escola no Piauí


É sempre bom trazer boas notícias para quem ainda passa neste blog. O repórter e editor da Revista Nova Escola, Rodrigo Ratier, esteve no Piauí nesta semana e conheceu de perto o desenvolvimento dos alunos que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele visitou a Escola Municipal Professor Manoel Paulo Nunes, localizada no bairro Vale quem tem, zona Leste de Teresina. Foi a primeira vez que Ratier veio ao estado.

Na ocasião ele entrevistou professores e dois alunos que fazem parte das turmas da Educação de Jovens e Adultos, além de Sunamita Fontenele, chefe da EJA na Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC). Atualmente, 50 escolas municipais da capital possuem turmas de EJA, com mais de seis mil e 200 alunos matriculados.

O estudante Cosme Monteiro estuda na EM Paulo Nunes no 7º ano do Ensino Fundamental numa turma da EJA e foi um dos entrevistados por Ratier em sua passagem por Teresina. Mas vou infelizmente ter que escrever algo nem tão agradável: Rodrigo também esteve no município de Barras e foi conferir as escolas municipais que nao têm banheiro público, nem tudo é perfeito.

Rodrigo Ratier é jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e também tem mestrado em educação pela mesma instituição. Ele já integrou as equipe das Revistas Galileu (editora Globo) e Mundo Estranho (editora Abril). As matérias feitas em Teresina, Barras e Caxias sairão no próximo semestre, em edições separadas.

domingo, 12 de junho de 2011

Happy birthday!



Happy birthday to you! Mês de junho tem muito aniversário pra dá aquela passadinha, comer muito e se arrepender depois. No último sábado, 11 de junho, minha aula de inglês do CCAA foi invadida por um delicioso bolo de cholate, era o aniversário de Kellyana Vale. Depois, fui dá aquele abraço na Samilla Melo lá no Mocambinho (passei 40 minutos esperando o Universidade Circular, mas não desisti). Amo essas duas, elas me fazem rir, são simpáticas e lindas! Os dois aniversários foram comemorados em dias atrasados, mas valeu a pena esperar. All the best for these two people who love too much! Não entendeu? Sorry!

Laurentino Gomes no Salipi


No dia do encerramento do Salão do Livro do Piauí, Salipi, eu venho aqui para falar como foi a abertura do evento. Bem diferente né? Percebo que não posso deixar de escrever neste blog, por mais que eu tenha apenas dois ou três leitores assíduos, um deles chega sempre a me cobrar no MSN as atualizações, mas acho isso pra lá de interessante.

Voltando ao assunto Salipi, dia 05 de junho tive o privilégio de entrevistar Laurentino Gomes, jornalista e escritor, autor dos livros “1808” e “1822”. Não é todo dia que duas obras como essas vendem mais de um milhão e 200 mil cópias num país onde a leitura ainda está longe de ser prioridade. Adorei os dois, “1808”, é uma aventura literária que conta a história da vinda da corte portuguesa para o Brasil (no ano que dá título ao livro), no novo "1822", Laurentino estuda o processo que levou à declaração de independência, sob o protagonismo de Dom Pedro I, príncipe nascido em Portugal e futuro imperador do novo país. Laurentino é simpático, bem humorado e super acessível.

Acho que ele gostou das minhas perguntas, a foto representa bem isso (foto de Raoni Barbosa). A entrevista sairá numa revista bem bacana que está chegando no mês de agosto. Esperar pra ver!