sábado, 14 de fevereiro de 2009

Agora tem usina eólica no estado

Na última sexta-feira o Piauí passou a ter sua primeira usina eólica chamada de "Parque Eólico da Pedra do Sal". Lá estava eu na praia da da pedra do Sal, de jeans, camisa social e sapato de bico fino, nunca pensei que fosse para uma praia um dia desse jeito. Não vou mentir que estou com preguiça de descrever toda a solenidade de inauguração, já que fiz isso para a TV. Mas 20 torres vão favorecer a distribuição de energia em Parnaíba, cidade que sofre com constantes oscilações. A obra teve duração de cinco meses e ocupa uma área de 540 hectares. A imagem do trabalho das hélices é muito interessante, mas estima-se que apesar deste ser um investimento que visa não poluir o meio ambiete, seja ao mesmo tempo de alto custo. Viajei pouco triste já que fui avisado sobre minha ida poucas horas antes, mas até que foi divertido. Na tentativa de pegar boas imagens eu e o Bob subimos no caminhão e fizemos uma passagem (que corresponde ao momento que o repórter aparece na matéria). Agora inesquecível mesmo foi o baquete oferecido a todos, tinha de tudo um pouco: casquinha de caranguejo, doces de todos os tipos, caldos diversos, sucos, refrigerantes e até chapanhe (pena estar trabalhando...rsrsrs). Enfim, as vezes o trabalho é recompensado. Governador: qual a próxima inauguração?

Vem aí: "O Protagonista"

As boas atividades sempre voam de acordo com o tempo. Em 12 de de agosto do ano passado entrei na TV Meio Norte e já se foram seis meses. Nesse período não fui repórter apenas do "70 Minutos", também fiz matérias para o "Canal Saúde" e "Revista Meio Norte". Quando comecei a ser pautado para o "Revista", apresentado por Vanusa Coelho (para os que não são da área, ser pautado corresponde a receber a chamada "pauta" que possui o direcionamento da matéria, que inclui nome do entrevistado, local da entrevista, entre outros fatores) comecei a me interessar pelas histórias que contava e tive a idéia de criar um quadro para este ano. O quadro foi aprovado pela apresentadora e produção do programa. A partir de março o telespctador vai acompanhar toda quarta uma série de matérias sobre pessoas diferentes que exercecem atividades diversas. O primeiro já foi gravado, vou contar nele a história de um ex-caminhoneiro que há quatro anos descobriu a reciclagem como forma de sustentar a família. No segundo vou contar a história do Antoniel Ribeiro, atual produtor do "Theatro 4 de Setembro", pretendo contar a história de vida do Chupetinha, entre outros muitos personagens que virão por aí. Sugestões? Precisarei sempre e espero contribuir para uma exibição de boas matérias semanalmente. Antes que eu esqueça: todas histórias vão ser narradas no "Jornal Meio Norte" numa coluna semanal com o mesmo nome do quadro. Deus, você tá sendo maravilhoso e torço para que continue sendo. Obrigado!

Obs: a foto que ilustra o texto é a que vai ser usada na vinheta de abertura do quadro.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Curiosidades sobre a festa do Oscar

Nesse início de ano é comum encontrarmos nas principais revistas do país, comentários dos filmes que irão concorrer ao Oscar deste ano, a cerimônia mais importante para o cinema mundial. Resolvi pôr aqui curiosiades de filmes antigos, que fazem parte dessa história. Tudo foi tirado do site "guiadoscuriosos", então, confira:
*As obras com mais indicações foram "A malvada"(1950) e Titanic (1997), com 14 cada. "A malvada" levou 6 troféus.
*Antony Quinn teve a atuação mais curta premiada com um Oscar em 1957. Em "Sede de Viver", ele apareceu na tela por 8 minutos e faturou o troféu de "Melhor Ator Coadjuvante".
*No Oscar 2002, Halle Berry recebeu o prêmio de "Melhor Atriz" por sua atuação em "A Ultima Ceia". Ela foi a primeira mulher negra a vencer nessa categoria.
*A atriz Meryl Streep e o ator Jack Nicholson dividem o recorde de indicações ao Oscar. Ela foi escolhida para receber prêmio 15 vezes e ele, 12.
*Walt Disney detém o recorde de maior número de indicações aos prêmios da Academia: foram 64 nomeações.
*A Academia indicou a atriz Deborah Kerr 6 vezes, mas ela nunca levou uma estatueta para casa.

Alguns com sorte, outros nem tanto...esperamos agora a premiação deste ano pra saber o que vai rolar.